A literatura infantil atualmente tem sido vista de uma maneira diferente de como era nos seus primórdios. Muitos teóricos reafirmam através da literatura cientifica a “nova” concepção da literatura infantil.
Para que se entenda a literatura infantil é preciso que se entenda a literatura sem adjetivo. Isso porque, a diferença entre uma e outra está no público leitor.
Para começar é preciso que se entenda “O que é Literatura”.
Até hoje, não se encontrou uma definição para o que é literatura. Sabe-se que a literatura é uma forma de questionamento, busca a análise, a reflexão a cerca de diversos assuntos internos e externos em relação ao indivíduo.
A literatura se vale da ficção para impor a sua verdade, sempre terá a ideologia, a visão de mundo e agregado a tudo isso a subjetividade do autor. Tem como características a presença do imaginário, o não compromisso com a realidade, embora busque fatos da realidade para elaborar a sua ficção e por sua vez, o leitor transfere para a realidade a situação vivida na ficção. A literatura possibilita viver sentimentos como raiva, indignação, medo na posição segura do leitor, além de promover aprendizagem e conhecimento. Educa as emoções, faz com que os indivíduos tornem-se mais tolerantes, compreendam os diferentes momentos, os diferentes pensamentos nas diferentes épocas, as diferentes situações. A leitura possibilita ao ser humano tornar-se mais crítico e sabedor de sua real necessidade, conhecer o mundo e principalmente a si mesmo.
De acordo com Bamberger (2000) a leitura remove barreiras educacionais, desenvolve a linguagem e é um exercício intelectual, transmite conhecimentos de uma geração para outra, corresponde a necessidade interna de modelos de ideais como amor, convicção, ajuda a dominar problemas éticos, morais e sócio-políticos e auxilia no desenvolvimento da personalidade global do individuo.
Por esses vários aspectos, a literatura é de suma importância para o indivíduo.
Para que se entenda a literatura infantil é preciso que se entenda a literatura sem adjetivo. Isso porque, a diferença entre uma e outra está no público leitor.
Para começar é preciso que se entenda “O que é Literatura”.
Até hoje, não se encontrou uma definição para o que é literatura. Sabe-se que a literatura é uma forma de questionamento, busca a análise, a reflexão a cerca de diversos assuntos internos e externos em relação ao indivíduo.
A literatura se vale da ficção para impor a sua verdade, sempre terá a ideologia, a visão de mundo e agregado a tudo isso a subjetividade do autor. Tem como características a presença do imaginário, o não compromisso com a realidade, embora busque fatos da realidade para elaborar a sua ficção e por sua vez, o leitor transfere para a realidade a situação vivida na ficção. A literatura possibilita viver sentimentos como raiva, indignação, medo na posição segura do leitor, além de promover aprendizagem e conhecimento. Educa as emoções, faz com que os indivíduos tornem-se mais tolerantes, compreendam os diferentes momentos, os diferentes pensamentos nas diferentes épocas, as diferentes situações. A leitura possibilita ao ser humano tornar-se mais crítico e sabedor de sua real necessidade, conhecer o mundo e principalmente a si mesmo.
De acordo com Bamberger (2000) a leitura remove barreiras educacionais, desenvolve a linguagem e é um exercício intelectual, transmite conhecimentos de uma geração para outra, corresponde a necessidade interna de modelos de ideais como amor, convicção, ajuda a dominar problemas éticos, morais e sócio-políticos e auxilia no desenvolvimento da personalidade global do individuo.
Por esses vários aspectos, a literatura é de suma importância para o indivíduo.
Um comentário:
Muito lindo teu blog! Parabéns! Meus usuários atuais são bem grandinhos, mas eu comecei em biblioteca infanto-juvenil e adorava fazer a "Hora do Conto"...
Bjs Kátia
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